segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comentário ao texto: "As TIC abrindo caminho a um novo Paradigma Educacional"

No auge da Revolução Industrial surgiu um paradigma fabril. Nele destaca-se um ensino particularmente tradicional, cujo objectivo seria moldar os alunos consoante os mesmos métodos de uma fábrica, sendo esta a razão principal da comparação entre a escola e uma fábrica.
Com a introdução das TIC na educação entendeu-se que o computador poderia substituir o professor, uma vez que os programas possivelmente ensinariam da mesma forma. No entanto com a introdução do paradigma construtivista, percebeu-se que o paradigma fabril não seria o mais eficiente, pois o ensino-aprendizagem não poderia ser feito apenas de uma forma, sendo assim, indispensável deixar espaço de manobra ao aprendiz. Tendo em conta este pensamento, inventaram-se os tutoriais inteligentes , onde se entendia o nível do utilizador, a forma como este utiliza a informação possibilitando assim diferentes tipos de respostas.
Em suma, é essencial dizer que deve haver uma mudança de paradigma, de um ensino instrucionista para um ensino construtivista, onde o professor entregue as ferramentas ao aprendiz, para que ele próprio desenvolva a sua metacognição, sendo este um aspecto fulcral para que o aluno seja capaz de construir a sua autonomia.


Andreia Ascensão nº 2945909
Yenny Ferreira nº2046009


Referências: Sousa, J. & Fino, C. (2001) in As TIC Abrindo a um novo Paradigma Educacional, in Revista Educação & cultua contemporânea, 5 8109, 11-26 1\ semestre 2008. Rio de Janeiro.

Comentário ao texto: “O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira.”

Uma vez que as novas tecnologias de informação estão presentes no nosso quotidiano é fundamental que o professor, tendo em conta que o computador não é apenas um instrumento de ensino, forneça aos seus alunos ferramentas que lhes possibilitem uma aprendizagem autónoma, deixando assim de parte o conceito de professor como um mero transmissor de conhecimentos e do aluno como um ser passivo.
No entanto uma das grandes dificuldades com que os professores se deparam é o facto de não terem formação nesta área e de certo modo se sentirem inferiorizados pelos nativos digitais.
Deste modo é necessário que os professores invistam nesta área e se apercebam que a aprendizagem pode ser feita de professor-aluno mas também de aluno-professor.

Andreia Ascensão nº 2945909
Yenny Ferreira nº2046009

Referências: Fino, C.N (2001) O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira.

podcast sobre "Tecnologia da informacão na educação" por Caemen Reis

Recomendamos o pod cast que se segue para qualquer pessoa que se interesse pelas novas tecnologias e a sua integração no contexto escolar. Aborda a importância da tecnologia na educação dando mais relevo à utilização da Internet como forma de aprendizagem, tendo sempre em atenção que a informação que esta contém deve ser seleccionada, analisando a sua veracidade e adequação a quem a está a utilizar. As novas tecnologias têm o poder de transformar a vida em comunidade e facilitar o acesso a informação.

http://www.youtube.com/watch?v=ysBAMbZAWQ4

Ana Olim e Sandra Correia

Tecnologias Na Educação

Tecnologias Na Educação

Assistam porque é de fácil entendimento e interpretação, e divertido!

Consulte aqui o podcast

Desenvolver as Tecnologias na Educação é transformar a Educação! As tecnologias podem ser utilizadas como uma ferramenta educativa nas salas de aula, permitindo ao professor desenvolver um ambiente culturalmente rico, beneficiando as aprendizagens de um modo interactivo, divertido, dinâmico!

Andreia Nepomuceno nº 2010309 e Andreia Neves nº2010709.

Paula Alves & Tatiana Camacho

Comentando o podcast “O ensino e aprendizagem das TIC no Ensino Básico”, by Joana Silva


Escolhemos o podcast intitulado “O ensino e aprendizagem das TIC no Ensino Básico, da aluna Joana Silva, pois achamos que esta focalizou uma ideia fulcral, que é-nos transmitida nas aulas de TIE. Tal como a aluna referiu, somos da opinião que, as TIC no Ensino Básico têm um papel importante, na media em que, fomenta no aluno a capacidade de comunicar ideias e expressões através do processamento de texto; pesquisar e interpretar informações ou dados; desenvolver aspectos criativos e estéticos. É de realçar, a relevância que a aluna deu à teoria construtivista do ensino-aprendizagem segundo Piaget, em que o aluno constrói o próprio conhecimento, e à teoria construcionista segundo Pepper e Vigotsky, onde o primeiro referia que o computador era uma ferramenta que deveria ser controlada pelas crianças e, o último, dizia que o papel do professor era ajudar o aluno, proporcionando apoios e recursos. Por fim, a aluna abordou dois tipos de Softwares, o instrucionista e o construcionista, em que o primeiro irá permitir que o aluno tenha conhecimento de alguns programas instrucionistas. No Software construcionista, a criança toma partido de programas que irão potencializar a criação, a inovação e a exploração.


Referências:
http://soundcloud.com/joana-camacho/o-ensino-e-aprendizagem-das-tic-no-ensino-b-sico-joana-silva

Publicador por: Paula Alves, nº2047009 & Tatiana Camacho, nº2024809.

Comentário ao podcast “Contributo de Seymor Papert na educação”

Esta aluna aborda o contributo que Seymor Papert tem na educação e como é que a tecnologia pode modificar a aprendizagem.
Papert não defende que as TIC estejam estritamente ligadas com o currículo, pois as crianças aprendem melhor através de explorações ao acaso e não seguindo um modelo rígido. Defende sim o construtivismo onde a aprendizagem deve ser uma construção de conhecimentos que possibilitem a sua utilização em qualquer situação, ou seja, defende que temos de dar liberdade à criança para que ela própria possa construir o seu conhecimento. No entanto, é necessário que o professor tenha em conta que esta liberdade seja controlada.
Propõe também que a escola deve estar baseada numa ideia que é o aprender fazendo. Assim, as matérias leccionadas que muitas vezes as crianças não gostam podem tornar-se mais compreensíveis.
Em suma, é muito importante, que tanto o professor como o aluno estejam em contacto com as TIC e que também se acompanhe a sua evolução (das TIC). Sendo essencial colocar a tecnologia ao serviço da mudança, ou seja, passar de um paradigma instrucionista para o paradigma construcionista em que o professor passa assim, de um instrutor a um orientador da aprendizagem.


Andreia Ascensão nº2045909
Yenny Ferreira nº2046009

Referências: http://edutecinova.blogspot.com/
http://soundcloud.com/user5948233/o-contributo-de-seymour-papert-na-educa-o

Poscast – TIC na Educação Pré-escolar by Joana Camacho

Poscast – TIC na Educação Pré-escolar by Joana Camacho
O objectivo das TIC na Educação Pré-escolar é construir uma nova forma de literacia, isto é, tal como todas as crianças têm o direito de saber ler e escrever, as mesmas têm o direito de se tornarem competentes na utilização das TIC.
Outro dos objectivos é conseguir que a criança veja as tecnologias como ponto de interesse, que nela encontre desafios e segurança nas suas competências, também a possibilidade de desenvolver-se de forma criativa, motivando-a cognitiva, social e emocionalmente.
Desta forma, as TIC na Educação Pré-escolar devem proporcionar à criança as experiências iniciais para compreender, mais tarde, as tecnologias.
Assim, as TIC devem ser entendidas como uma ferramenta para a aprendizagem inicial da criança. Neste mesmo sentido, cabe ao educador a capacidade de integrar as TIC de forma criativa em todas as actividades e conteúdos a desenvolver na Educação Pré-escolar, ensinando à criança a utilizar as tecnologias como uma ferramenta de comunicação e informação. Esta ideia inovadora opõe-se ao pensamento de que as novas tecnologias são uma desvantagem para o trabalho do educador, assim sendo, as TIC na Educação Pré-escolar transformam-se numa ferramenta de ensino que aumenta a qualidade do seu trabalho.
Mary Faria.
Sara Monteiro
Referências:
http://edutecinova.blogspot.com/
http://soundcloud.com/joana-camacho/tic-na-educa-o-pr-escolar-joana-camacho