domingo, 8 de janeiro de 2012

Resumindo os capítulos II, III e VII do livro de Seymour Papert (1996): “A Família em Rede”



Capítulo II
    
      O segundo capítulo faz ênfase às tecnologias, sendo que esta apresenta alguns prós e contras. Papert refere que, para podermos saber quem é a favor das tecnologias, temos que saber distinguir dois conceitos: Ciberutópicos ou Cibercríticos. O primeiro conceito, diz-nos que a tecnologia proporciona aos seres humanos diversas vantagens e que pode fornecer inúmeras oportunidades. Ao contrário dos Cibercríticos, que referem que se usarmos as tecnologias só encontraremos perigos. Quando dizemos que as tecnologias são vantajosas, é porque elas nos fornecem um acesso mais rápido ao mundo, às notícias, a inúmeros documentos, na comunicação entre pessoas, entre outras situações. As redes sociais são uma das desvantagens transmitidas pela tecnologia. Estas redes traduzem más intenções, ou seja, dão acesso aos criminosos para praticarem pedofilia e, muitas vezes ocorre prostituição através destas redes.

Capítulo III


      O terceiro capítulo aborda o assunto das várias aprendizagens que a criança pode adquirir através do computador. As aprendizagens adquiridas através do uso do computador não são aquelas em que a criança só põe certo ou errado nos jogos comprados muitas vezes pelos pais, mas sim na construção dos seus próprios jogos, nos quais terão de utilizar as técnicas de programação dos computadores, assimilando os conhecimentos que serão úteis para um futuro próximo.

Capítulo VII

     No sétimo capítulo Seymour Papert faz referência à escola, assemelhando a um organismo vivo. Revela que a escola consegue controlar a entrada de elementos estranho.
Papert refere a vertente inovadora que o computador acarreta, revelando que esta tecnologia poderá ser deixada de parte devido à acção controlada que nele depositam. O computador passará a desinteressar os aprendizados e, em consequência deixarão de prestar atenção a este tipo de tecnologia.


Elaborado por: Paula Alves & Tatiana Camacho

Referência:
Papert, S. (1996). A Família em Rede – Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio D’ Água Editores.