quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Comentário ao pod cast: “As TIC na Escola” de Susana Vieir

O seguinte pod cast, aborda a importância da incorporação das novas tecnologias na escola, mais precisamente o papel que estas podem desempenhar na inovação da educação.
Para iniciar o nosso comentário, podemos afirmar que as novas tecnologias de informação são muito importantes e úteis no que se refere ao ambiente educativo.
As TIC desempenham um papel fundamental na construção de um ensino inovador, para além de desenvolverem a capacidade dos alunos se adaptarem às mudanças a que está sujeita a sociedade. Desta forma, elas irão formar alunos autónomos, críticos e flexíveis, fazendo com que os alunos deixem de ser sujeitos passivos no processo de aprendizagem e passem a ser encarados como os responsáveis pelo seu próprio conhecimento.
A procura deste conhecimento poderá ser realizada individualmente ou em grupo, dando particular destaque à pesquisa em grupo, visto ser a mais enriquecedora devido ao facto de existir partilha de ideias e de sugestões. Desta forma, o papel do professor passará a ser o de orientador da construção do saber.
O presente pod cast faz ainda uma crítica à educação em que o professor transmite apenas saberes e os alunos são meros receptores desses mesmos saberes. Esta situação faz com que os alunos não desenvolvam as suas aptidões.
Em suma, Susana Vieira defende que as novas tecnologias devem ser incorporadas na escola, isto se existir uma utilização inteligente das mesmas.  
 Ivone Lira, nº 2042009;
Tânia Côrte, nº2053209;
 Teresa Sousa, 2054809;
Referências: 
http://soundcloud.com/susana-vieira/as-tic-na-escola-susana-vieira