quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Família em Rede – Papert. Breve resumo dos Capitulos 2 “Tecnologia” e 3 “Aprendizagem”

O capítulo dois do livro A Família em Rede, de Seymour Papert, critíca a forma como os professores utilizam o computador, denominando-os como Ciberavestruzes, uma vez que utilizam a tecnologia simplesmente por estar na moda e não por constituir uma forte ferramenta de ensino. Neste capítulo, Papert conta uma série de episódios relativamente ao uso do computador pelas crianças, com isto pretende transmitir que é fundamental que o computador desperte a vontade delas esclarecerem de forma autónoma as suas dúvidas e curiosidades. 
Ainda neste capítulo, Papert alerta-nos para a importância de fomentar na criança a Literacia informática, como também a fluência tecnológica. Desenvolver estes dois conceitos na criança torna-se muito importante uma vez que possibilita que o aluno conheça o equipamento e saiba manuseá-lo consoante as suas próprias necessidades. Por outro lado, o professor ao criar oportunidades para que se faça esse manuseamento vai permitir que o aluno adquira uma maior fluência tecnológica. Deste modo, Papert defende que se utilize uma pedagogia de projecto onde o aprendiz aprenda por si mesmo e consiga resolver os problemas que surjam de forma autónoma.
Relativamente ao capitulo três, Papert sugere dois softwares, um baseado no modelo instrucionista e outro baseado no modelo construcionista. O primeiro diz respeito à exploração de jogos onde computador é que torna a aprendizagem possível. O segunda refere-se à elaboração dos jogos pelos próprios alunos, isto é, a criança é activa na sua construção.
Por fim, dá, novamente, relevância ao trabalho em projecto uma vez que permite que o aluno desenvolva competências para construir o seu próprio conhecimento, desenvolva a sua meta aprendizagem.

Andreia Ascensão nº 2045909
Yenny Ferreira nº  2046009

Referência:
Papert, S. (1996). A Família em Rede – Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio D’ Água Editores.