sábado, 14 de janeiro de 2012

Inovação Pedagógica: significado e campo

Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação) de Carlos Nogueira Fino, DCE-Uma

A inovação pedagógica compreende uma serie de alterações qualitativas no que respeita às práticas pedagógicas. Isto, através de um processo crítico que levará a uma descontinuidade face ao paradigma fabril, havendo uma rutura com as pedagogias tradicionais.
Um professor construcionista, segundo Seymour Papert, deve estimular o máximo de aprendizagem com o mínimo de ensino. Portando, o professor tem essencialmente o papel de “guia”, fazendo com que as crianças tronem-se seres mais autónomos, curiosos, criativos e críticos.
No que respeita ao conceito de inovação, este ainda não se encontra bem explicito, mas é importante mencionar que a inovação engloba as práticas, sendo portanto uma observação participada que implica o senso crítico, a criatividade, e reflexão. Torna-se importante compreender que os conceitos de inovação pedagógica e inovação tecnológica, não são sinónimos.
Com o avanço da tecnologia deram-se diversas mudanças na sociedade, se antes a escola era considerada com sendo o “locus” da informação, atualmente essa ideia pôs-se de lado.
Nos dias de hoje, são diversos os espaços onde é possível aceder a informação, até mesmo em casa essa realidade tornou-se possível.
            Assim sendo, é compreendido como sendo um campo de inovação tecnológica qualquer local desde que o principal objetivo dos indivíduos seja a aprendizagem e a aquisição de conhecimentos e informações. É assim um espaço facilitador de interação. 
               
Referências:
Fino, C. N. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Actas do III Colóquio DCE-UMa. Funchal: Universidade da Madeira.

Ivone Lira, nº 2042009;
Tânia Côrte, nº2053209;
 Teresa Sousa, 2054809;