segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Resumo - Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação), de Carlos Nogueira Fino

A inovação pedagógica compreende alterações qualitativas nas práticas pedagógicas, através de um processo crítico e este, por sua vez, leva a uma descontinuidade com o paradigma fabril e a uma ruptura com as pedagogias tradicionais.
            A inovação pedagógica pressupõe a criação de contextos de aprendizagem contrastantes com os tradicionais contextos de ensino. Como tal, o objectivo do paradigma construcionista está especialmente centrado nas actividades do estudante, potenciando os níveis de aprendizagem, servindo o professor apenas como guia de aprendizagem. Assim, para Seymour Papert, o professor construcionista deverá provocar o máximo de aprendizagem com o mínimo de ensino.
O conceito de inovação ainda não está explicitamente esclarecido e não revela consenso no seu significado, no entanto, sabemos que a inovação compreende as práticas e, portanto não deve ser procurada em reformas ou alterações curriculares, mas sim entendida e estudada como um processo de dentro. Sendo assim, é um processo que implica a reflexão e criticidade.
            É ainda importante referir que não podemos classificar como sinónimos os conceitos de inovação pedagógica e inovação tecnológica.
Actualmente, pôs-se de parte a ideia de que a escola é o único local onde se pode receber e aceder à informação. Qualquer espaço onde exista uma interacção social, onde as pessoas tenham como objectivo a aprendizagem e a aquisição de conhecimento, é conhecido como campo de inovação pedagógica.
            Foram estas matérias que levaram o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira a desenvolver uma série de investigações da especialidade de inovação pedagógica, na necessidade de compreendê-la, explorando os seus conceitos e campo de acção.

Fino, C. N. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Actas do III Colóquio DCE-UMa. Funchal: Universidade da Madeira

Paula Teixeira, nº2014509
Tânia Garcês, nº 2032709

Sem comentários:

Enviar um comentário