segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Família em Rede – Papert. Breve resumo dos Capitulos 2 “Tecnologia” e 3 “Aprendizagem”

          Segundo o capítulo 2 “Tecnologia” do livro “Família em rede”, Papert exprime essencialmente o seu pensamento num vasto conjunto de ideias sobre o uso dos computadores por parte da criança como aprendiz. Assim, apresenta neste capítulo, o papel das famílias perante a utilização das tecnologias.
Por outro lado, Papert também critica os professores que usam o ensino tradicional para o manuseamento das tecnologias. Contudo, chama a atenção dos pais para a escolha dos programas e uso do computador.
Assim, Papert salienta que é importante conhecer o equipamento (literacia) e afirma que este deve ser entregue à criança para que esta possa tornar-se fluente, ou seja, a exploração do equipamento deve ser livre por parte do aluno.
            Desta forma, Papert salienta que devemos entregar o computador as crianças, para que estas possam utilizá-lo sem medos, o que irá provocar uma fluência nas suas vidas. Assim, para que isto seja possível, é necessário dar à criança a oportunidade de manusear livremente as novas tecnologias.
            Por outro lado, no capítulo 3 “Aprendizagem”, Papert faz referência a dois sofwares distintos um com base no paradigma instrucionista e outro com base no paradigma construcionista, por isso é importante a escolha do programa por parte dos pais para que possam escolher programas que não se baseiem apenas em ensinar à criança mas que esta construa a sua aprendizagem.
            Em suma, é importante que seja a criança a construir a sua própria aprendizagem e que esta tenha sentido para esta.
Mary Faria
Sara Monteiro

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