domingo, 23 de outubro de 2011

Podcast Temos o mundo inteiro no nosso quintal de Paulo Elias - Tecnologia na Educação no Brasil

O podcast Temos o mundo inteiro no nosso quintal refere-se ao uso da tecnologia no Brasil. Paulo Elias aborda, tendo em conta uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, o uso da tecnologia na Educação Brasileira.
Este podcast refere as dificuldades do uso da tecnologia no contexto escolar: limitações quanto ao material informático (computador por aluno), manutenção inexistente, programas desactualizados e a falta de formação dos professores. Uma das grandes dificuldades é mesmo a formação dos professores, que optam por práticas pedagógicas antiquadas, excluindo uma utilização efectiva do computador e da internet como forma de aprendizagem dinâmica, deixando o seu uso limitado às aulas de Informática.
Com a referência às dificuldades de implementação da tecnologia no processo educativo, nas salas de aula, Paulo Elias destaca a importância do uso das tecnologias para a criança e para os jovens, em momentos de pesquisa, debates e de formação pessoal.
Acabando por referir um baixo uso das tecnologias no Brasil.
Assim seleccionamos e recomendamos este podcast porque aponta os dois lados da tecnologia na educação, as dificuldades de implementação no contexto educativo e a importância desta implementação como dinamismo e fonte de aprendizagem e formação pessoal. Além disso, a nossa selecção recaiu sobre este podcast porque embora limite-se ao Brasil, é uma realidade que aplicável a Portugal, servindo assim como alerta para a mudança na pedagogia portuguesa.

http://www.octogonal.com.br/tiemfoco/?p=episode&name=2011-09-08_boletim_080911.mp3


Carla Filipa Lourenço, Nº 2015009
Cátia Rosário, Nº 2042509

Sem comentários:

Enviar um comentário