segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comentário ao texto: "As TIC abrindo caminho a um novo Paradigma Educacional"

No auge da Revolução Industrial surgiu um paradigma fabril. Nele destaca-se um ensino particularmente tradicional, cujo objectivo seria moldar os alunos consoante os mesmos métodos de uma fábrica, sendo esta a razão principal da comparação entre a escola e uma fábrica.
Com a introdução das TIC na educação entendeu-se que o computador poderia substituir o professor, uma vez que os programas possivelmente ensinariam da mesma forma. No entanto com a introdução do paradigma construtivista, percebeu-se que o paradigma fabril não seria o mais eficiente, pois o ensino-aprendizagem não poderia ser feito apenas de uma forma, sendo assim, indispensável deixar espaço de manobra ao aprendiz. Tendo em conta este pensamento, inventaram-se os tutoriais inteligentes , onde se entendia o nível do utilizador, a forma como este utiliza a informação possibilitando assim diferentes tipos de respostas.
Em suma, é essencial dizer que deve haver uma mudança de paradigma, de um ensino instrucionista para um ensino construtivista, onde o professor entregue as ferramentas ao aprendiz, para que ele próprio desenvolva a sua metacognição, sendo este um aspecto fulcral para que o aluno seja capaz de construir a sua autonomia.


Andreia Ascensão nº 2945909
Yenny Ferreira nº2046009


Referências: Sousa, J. & Fino, C. (2001) in As TIC Abrindo a um novo Paradigma Educacional, in Revista Educação & cultua contemporânea, 5 8109, 11-26 1\ semestre 2008. Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário