terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Diferentes Usos do computador na Educação", de José Valente

Para implementar o computador na educação é necessário ter em conta: o computador, o software educativo, um professor com competências para usar o computador como meio educacional e o aprendiz. Actualmente o computador tem sido uma ferramenta de ensino de computação para adquirir conhecimentos computacionais, por exemplo como funciona a programação, como também para ensinar determinados assuntos. É importante realçar que o ensino pelo computador não deve apenas incidir sobre conhecimentos computacionais, mas também para adquirir conceitos sobre qualquer domínio. O computador através do software pode ensinar o aluno, mas também o aluno ensina ao computador, por exemplo o aluno pode criar uma base de dados, o que permite expor as suas ideias neste software. Isto, possibilita ao aluno obter novos conhecimentos, como também ultrapassar as suas dificuldades, sendo defino por Taylor por tutorado.        
Assim, a introdução do computador na educação permitiu ser uma ferramenta muito importante para ensinar, uma vez que existe uma variedade de programas educacionais diferentes que tentam imitar o que se aprende na sala de aula.
Ao longo dos tempos foram sendo implementados vários programas de instrução, primeiramente em 1950 /1960 como o CAI ou PEC (Programas educacionais por computador), em 1970 desenvolveu-se o PLATO que incorporou terminais sensitivos a toque e vídeo. Posto isto, o CAI é o sistema mais conhecido e foi o que obteve maior sucesso, a sua disseminação nas escolas permitiu uma produção de cursos como também diversos tipos de CAI, como também exercício - e- prática, avaliação do aluno, jogos educacionais etc. Entra aqui, a ideia que o computador pode ser utilizado como uma ferramenta que permite resolução de problemas.
No entanto, o uso do computador no ensino propõe que não se use o computador como “máquina de ensinar”, mas como um média e passa a ser uma ferramenta virada para a educação que possibilita a complementação, o aperfeiçoamento e uma possível mudança do ensino, que acontece juntamente com a escola e o professor. Procura-se então, que o aluno não memorize a informação, sendo assim o professor passa a ser um criador de ambientes de aprendizagem e facilitador do desenvolvimento intelectual do aluno.
Relativamente aos programas tutoriais, este tipo de programas está interligado a uma parte mais lúdica que não são permitidas no papel como: animação, som etc. Para isto, o professor não precisa de muito treino para os utilizar. Estes programas são de grande qualidade, uma vez que permite analisar erros, avaliar a capacidade de aprendizagem do aluno e oferecer informação extra sobre a dificuldade no conceito que o aluno apresenta.Contudo, existem desvantagens nos sistemas tutoriais inteligentes nomeadamente, implementar na máquina um “bom professor” e os recursos e programas são muito grandes o que não permite que estes programas cheguem às escolas.

Programas de exercício – e – prática
Consistem para revisar material que envolve memorização e repetição, geralmente são divulgados em forma de jogo e requerem a resposta frequente do aluno, exploram características gráficas e sonoras. Estes programas são vantajosos na medida em que dispõem uma variedade de exercícios para o aprendiz, colecta as respostas para verificar a performance no aprendiz, no entanto é desvantajoso porque eliminam a parte mecânica da avaliação.
No que diz respeito aos jogos educacionais, podem encontrar-se vários tipos de software nesta modalidade como os jogos e a simulação. Os jogos permitem a criança aprender de uma forma divertida e ensinar conceitos que são dificilmente apreendidos pelas crianças. Entretanto, poderá existir o problema que a criança desvie a sua atenção do conceito implementado no jogo.

Simulação
A simulação oferece ao aluno a possibilidade de criar modelos do mundo real, onde o aluno pode desenvolver hipóteses analisa-las e testá-las. A criança poderá explorar situações fictícias, de situações de risco como por exemplo, experiências com substâncias químicas. No entanto, as simulações devem ser complementadas com leituras e discussões em sala de aula.

O computador como ferramenta
O computador não é apenas uma ferramenta educacional, mas também permite que o aluno desenvolva um conjunto de aprendizagens, estas são feitas através de aplicativos para o uso do aluno e do professor, sendo esta uma ferramenta que possibilita a mudança do ensino e do processo de manipulação de informação. Por outro lado, destacam-se outros tipos de uso como: resolução de problemas através do computador, produção de música, programas de controlo do processo. Com isto, pretendeu-se que o aluno ganhe alguma autonomia na sua aprendizagem, como também para a aquisição de novos conceitos. Para finalizar, existem ainda programas como por exemplo o Logo que permite construir e programas projectos.

Andreia Ascensão nº 2045909 
Yenny Ferreira nº 2046009

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