terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Resumo - Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação), de Carlos Nogueira Fino

Segundo Fino para haver educação pedagógica é necessário que haja uma descontinuidade com o paradigma fabril. Sendo assim, o professor deve ser construtivista criando aprendizagens com o mínimo de ensino, fornecendo autonomia ao aprendiz passando a ser um guia da sua aprendizagem. Desta forma, para haver esta aprendizagem é fundamental que haja interacção social.
No que diz respeito ao campo, este diz-nos que a aprendizagem não é feita apenas nas escolas, uma vez que existe um leque de informações disponível em outras instituições educativas.
Assim,  o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira procurou desenvolver uma linha de trabalho relativamente à inovação pedagógica com o intuito de compreender o seu verdadeiro significado.


         Andreia Ascensão nº 2045909
         Yenny Ferreira nº 2046009



Fino, C. N. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Actas do III Colóquio DCE-UMa. Funchal: Universidade da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário