segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comentário ao podcast “Contributo de Seymor Papert na educação”

Esta aluna aborda o contributo que Seymor Papert tem na educação e como é que a tecnologia pode modificar a aprendizagem.
Papert não defende que as TIC estejam estritamente ligadas com o currículo, pois as crianças aprendem melhor através de explorações ao acaso e não seguindo um modelo rígido. Defende sim o construtivismo onde a aprendizagem deve ser uma construção de conhecimentos que possibilitem a sua utilização em qualquer situação, ou seja, defende que temos de dar liberdade à criança para que ela própria possa construir o seu conhecimento. No entanto, é necessário que o professor tenha em conta que esta liberdade seja controlada.
Propõe também que a escola deve estar baseada numa ideia que é o aprender fazendo. Assim, as matérias leccionadas que muitas vezes as crianças não gostam podem tornar-se mais compreensíveis.
Em suma, é muito importante, que tanto o professor como o aluno estejam em contacto com as TIC e que também se acompanhe a sua evolução (das TIC). Sendo essencial colocar a tecnologia ao serviço da mudança, ou seja, passar de um paradigma instrucionista para o paradigma construcionista em que o professor passa assim, de um instrutor a um orientador da aprendizagem.


Andreia Ascensão nº2045909
Yenny Ferreira nº2046009

Referências: http://edutecinova.blogspot.com/
http://soundcloud.com/user5948233/o-contributo-de-seymour-papert-na-educa-o

Sem comentários:

Enviar um comentário