segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Poscast – TIC na Educação Pré-escolar by Joana Camacho

Poscast – TIC na Educação Pré-escolar by Joana Camacho
O objectivo das TIC na Educação Pré-escolar é construir uma nova forma de literacia, isto é, tal como todas as crianças têm o direito de saber ler e escrever, as mesmas têm o direito de se tornarem competentes na utilização das TIC.
Outro dos objectivos é conseguir que a criança veja as tecnologias como ponto de interesse, que nela encontre desafios e segurança nas suas competências, também a possibilidade de desenvolver-se de forma criativa, motivando-a cognitiva, social e emocionalmente.
Desta forma, as TIC na Educação Pré-escolar devem proporcionar à criança as experiências iniciais para compreender, mais tarde, as tecnologias.
Assim, as TIC devem ser entendidas como uma ferramenta para a aprendizagem inicial da criança. Neste mesmo sentido, cabe ao educador a capacidade de integrar as TIC de forma criativa em todas as actividades e conteúdos a desenvolver na Educação Pré-escolar, ensinando à criança a utilizar as tecnologias como uma ferramenta de comunicação e informação. Esta ideia inovadora opõe-se ao pensamento de que as novas tecnologias são uma desvantagem para o trabalho do educador, assim sendo, as TIC na Educação Pré-escolar transformam-se numa ferramenta de ensino que aumenta a qualidade do seu trabalho.
Mary Faria.
Sara Monteiro
Referências:
http://edutecinova.blogspot.com/
http://soundcloud.com/joana-camacho/tic-na-educa-o-pr-escolar-joana-camacho

Sem comentários:

Enviar um comentário