domingo, 9 de outubro de 2011

Comentário dos documentos:

O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira
Carlos Nogueira Fino

A introdução das novas tecnologias no âmbito escolar vieram, não substituir o papel tradicional do professor, mas tornar as aprendizagens dos alunos (receptores de informação) mais dinâmicas, no que concerne à recolha de novas informações e de novos métodos de estudo. Estas podem melhorar drasticamente a quantidade e a qualidade da educação oferecida numa escola e esta, por sua vez, ganha com a introdução destes novos e modernos recursos.
Nas escolas, deve ser limitado o uso dos computadores, principalmente com acesso à Internet, dado que “convidam” as crianças a se desviarem do objectivo educativo principal, podendo assim, estarem sujeitos a alguns riscos como cyberbullying, sites agressivos, sites de conteúdo inapropriado, etc.
O uso recorrente do computador a nível educacional é benéfico, pois faz com que as crianças, desde cedo, se insiram e consigam sobreviver numa sociedade predominantemente tecnológica e complexa. Para tal, é necessário que a sociedade passe por mudanças, exigindo-lhe a busca de um novo desenvolvimento através de críticas, criatividade, reflexão, capacidade de aprender a aprender e a trabalhar em grupo, dando assim ênfase à perspectiva de Papert, havendo uma mudança do paradigma instrucionista para o paradigma construcionista, no que diz respeito à inovação pedagógica. 


As TIC abrindo caminho a um novo paradigma Educacional
Jesus Maria Sousa & Carlos Nogueira Fino

No decorrer dos anos, desde a revolução industrial, os métodos de ensino têm vindo a sofrer alterações. Alterações essas que através de metamorfoses, rupturas e revoluções estão a dar lugar a paradigmas educacionais desiguais.
A educação iniciou-se com o paradigma fabril onde o objectivo era a instrução em massa de operários fabris que pudessem dar resposta às fortes necessidades da época naquele sector. Após este paradigma, que gerou indignação por parte da classe operária, começaram a surgir ideias para a construção de escolas públicas que visavam o progresso social. A partir daqui e com o evoluir dos tempos começaram-se a incorporar as novas tecnologias no quotidiano da população, incluindo nos estabelecimentos educativos.
Estas novas tecnologias primeiramente, surgiram com a tentativa de melhorar a eficácia do acto de ensinar, no entanto, ao mesmo tempo que se tentava adaptar as novas tecnologias às escolas, eis que surge Papert, uma figura ligada ao mundo das tecnologias e à criação da linguagem Logo que visa dar uma resposta à evolução da sociedade, dando azo a um paradigma construcionista cujo objectivo era de aprender a aprender.

Joana Freitas nº 2028609
Vanessa Costa nº 2049409

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