segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A inovação pedagógica: significado e campo (de investigação) - Carlos Nogueira Fino, DCE-UMa

A inovação pedagógica é uma temática que tem vindo a ser estudada, por diferentes investigadores em Universidades Brasileiras e na nossa universidade, tendo como intuito defini-la, promovê-la e incitar à prática.
Define-se como uma mudança qualitativa na prática pedagógica, rompendo com as práticas pedagógicas tradicionais, criando contextos de aprendizagem em que o aluno é autónomo no seu processo de aprendizagem, desenvolvendo as suas capacidades cognitivas tendo como professor inovador um guia nesse processo. Esta autonomia do aluno, reflecte-se, por exemplo, no processo de Bolonha, promovendo “ (…) o máximo de aprendizagem com um mínimo de ensino (…) ” criando “ (…) contextos “ricos em nutrientes cognitivos””, ideia defendida por Papert, indo ao encontro do paradigma construtivista.
A inovação pedagógica não é um conceito inerente à inovação tecnológica, mas sim à criação de culturas novas em que a inovação seja inesperada e que esbarre muitas vezes com o currículo. Uma inovação que provoque mudança nas práticas pedagógicas, estudando-as através da observação participante, em que a reflexão, a criatividade, sentido crítico e autocrítico bem como a boa formação dos docentes é fundamental.
Ao longo de décadas, esta inovação não foi possível, pela implementação de um sistema educativo top down em que o professor estava no topo da hierarquia e os alunos eram meros receptores da informação, em que as interacções sociais eram desencorajadas e punidas. Actualmente, as práticas pedagógicas só existem quando há união de pessoas, umas que tenham o propósito de aprender e outras, o propósito de facilitar ou mediar a aprendizagem, substituindo o locus da informação, da escola para o mundo e a vida, em que a interacção social é a ponte para esse processo. Assim sendo, o campo da inovação é o grande espaço dessa interacção social subdivido em ambientes formais e informais. Dois ambientes transversais, já que complementam-se e indicam o que deve ser melhorado, ou seja, os ambientes informais dão as respostas necessárias para superar os dilemas ligados aos agentes do processo educativo, desenvolvidos nos ambientes formais como a escola.
Com a preocupação do processo educativo e da sua inovação, tem-se desenvolvido uma linha de pesquisa, tendo por base a consciência da situação de erosão da escola formal e da sua necessidade de a conter, compreendendo a inovação em termos conceptuais e locais, procurando a promoção, renovação e implementação da inovação pedagógica, no contexto educativo.

Carla Lourenço, nº 2015009
Cátia Rosário, nº 2042509





Referências:
Fino, C. N. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Actas do III Colóquio DCE-UMa. Funchal: Universidade da Madeira.

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