segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Inovação Pedagógica

O conceito de inovação pedagógica reside na mudança de um paradigma, para a criação de contextos alternativos de aprendizagem, diferentes dos que até agora estavam implantados nas escolas. Tal como refere Papert (1993), os professores construcionistas tentam dar o máximo de aprendizagem aos alunos com o mínimo de ensino, ou seja, tentam fomentar espaços em que os próprios alunos procuram e constroem o seu próprio conhecimento. É difícil definir inovação pedagógica perante as culturas escolares tradicionais enraizadas, mas de certo modo é esta heterodoxia que nos permite ir ultrapassando os paradigmas que vão contra a aprendizagem autónoma dos alunos e confrontando os tradicionalistas com alternativas e práticas inesperadas, visando alcançar uma aprendizagem mais sistemática e liberal. A inovação só pode ser entendida se observada de forma participada, de modo a entender os acontecimentos de dentro, implicando reflexão, criatividade, sentido critico e autocrítico. Embora muitas das vezes seja complicado dar a volta ao currículo visto que o professor tem uma liberdade mas uma liberdade condicionada.
No que respeita ao campo pedagógico, hoje em dia, com o desenvolvimento tecnológico é mais fácil aceder ao conhecimento, visto haver muita quantidade de informação, acessível a todos, para além do ambiente escolar. As práticas pedagógicas nas escolas devem ser uma preparação para a vida na qual estamos sempre aprender e à procura de conhecimento para melhor nos adaptarmos. A inovação pedagógica passa por um ensino horizontal que substitua as antigas práticas pedagógicas dando lugar a um novo ensino em que os professores medeiam a aprendizagem dos alunos e aprendem em conjunto com eles. Os alunos passam a ter um papel activo em vez de passivo. O campo de inovação como interacção social permite ambientes de aprendizagem formais (escola) e informais, em que o professor tem um papel mais periférico, deixando os seus aprendizados demonstrarem o seu interesse. Os alunos vão à procura de aprendizagem em ambientes informais para completar as lacunas dos ambientes formais.
Fino, C.N. . Inovação pedagógica: significado e campo (de investigação). Funchal:Uma
Publicado por: Ana Olim e Sandra Correia

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