segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Resumo do documento: Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação)

Carlos Nogueira Fino

            Segundo Fino, o significado da inovação pedagógica quando incluída nas práticas educativas, gera mudanças educativas, assumindo uma posição crítica, nítida ou subentendida. O confronto entre o paradigma fabril e a inovação pedagógica demonstra as grandes diferenças inerentes no que se refere ao contexto de ensino. No paradigma fabril, o método de ensino centrava-se num dado espaço (físico ou virtual) e nos agentes de mudança (aprendizes e professores), negando a possibilidade da introdução de novos métodos de ensino-aprendizagem e submetendo o aluno a um papel passivo. Numa nova perspectiva e segundo Papert (1993), o professor assume um papel construcionista incutindo no aluno o máximo de aprendizagens e diminuindo os momentos de ensino formal. Neste processo o aluno assume uma função autónoma e activa nas suas aprendizagens, sendo o actor principal do processo educativo, enquanto que o professor assume uma função mais periférica.
            A inovação pedagógica pode assumir duas vertentes: a de ruptura com a natureza cultural (tendo como base as culturas escolares tradicionais) e a de abertura para as novas culturas emergentes (sendo estranhas aos olhares tradicionais).  Esta não deve ser procurada na transição das alterações escolares, mas sim ter em conta mudanças qualitativas na prática pedagógica. A inovação não se centra apenas dentro da escola, mas engloba o meio envolvente (comunidade e família), promovendo momentos de reflexão, criatividade e sentido crítico.
            No que se refere ao campo, a escola deixou de ser o pólo centralizador da informação, passando esta a ser difundida através do meio tecnológico, podendo ser acedido a partir das nossas próprias casas. O mundo passou a ser um campo de informação e a escola o campo da inovação. A interacção social é um fenómeno secundário, mas surge como factor gerador de aprendizagem, podendo ser desenvolvida e praticada em ambientes formais ou informais.
            A investigação sobre a inovação pedagógica desenvolve-se segundo dois movimentos antagónicos: o centrípeto quando a exploração do conceito é efectuada a partir de estudos de diferentes temáticas educacionais e o centrífugo quando a exploração do conceito determina a observação nos diferentes estudos.
             
Andreia Olival nº2045009
Isabel Vasconcelos nº2013609 

Sem comentários:

Enviar um comentário