segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comentario Podcats As TIC na Educação Pré-Escolar, de Joana Camacho

A prática educativa de qualidade pode também ser estimulada pela utilização das novas tecnologias no pré-escolar, entendidas não como um mero recurso didáctico, mas como um instrumento cultural que seja utilizado na prática pedagógica com finalidades sociais autênticas que lhe confiram significado.
As TIC engloba as formas para criar, armazenar, trocar e utilizar a informação de várias formas.
As TIC na escola promovem ambientes educativos mais dinâmicos, utilizando programas informáticos de qualidade de modo a chamar a atenção das crianças. O computador (e outros instrumentos informáticos) serve de suporte ao educador e não para o substituir, para que este não se feche no currículo tradicional.
As TIC desenvolvem várias capacidades:
• a linguagem verbal através de jogos;
• a linguagem escrita através de processadores de texto;
• conceitos matemáticos;
• capacidade de colaboração entre as crianças na utilização cooperativa do computador.
Os educadores devem ser orientadores para os seus alunos e devem deixar as crianças experimentarem, descobrirem e utilizar estes instrumentos, abrindo portas para um novo mundo e devem estimular uma interacção e cooperação produtiva entre as crianças.
Os docentes têm de ser ágeis, atentos e perspicazes para que promovam aprendizagens dinâmicas e saibam utilizar este tipo de tecnologias para inovar a sua prática.


Cláudia Gonçalves nº2029809
Mónica Gonçalves nº2049909

Sem comentários:

Enviar um comentário