segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação) - Carlos Nogueira Fino, DCE – UMa

A Inovação Pedagógica implica essencialmente mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas que surgem com o intuito de mudar as práticas tradicionais.
Sendo assim, a questão da inovação pedagógica vem causar uma grande ruptura a nível da escola tradicional, ou seja, o paradigma fabril é destruído pelo paradigma construtivista, na medida em que o aluno tem uma grande autonomia, e onde o professor assume um papel mais longínquo, servindo de assistente, recurso, guia, agente metacognitivo, muito mais do que de transmissor.
Por outro lado para os mais tradicionalistas a adaptação de culturas novas, vem causar grande transtorno, porém o caminho da inovação raramente passa pelo consenso.
Deste modo, inovação envolve as práticas e só pode ser entendida através de dispositivos de observação participante.
Para além disso, esta inovação não é resultado da formação de professores, e está fortemente relacionada com a reflexão, criatividade e senso crítico. Contudo, não é sinónimo de inovação tecnológica.
No que diz respeito ao campo este pode ser visto como um espaço de interacção social (ambiente formal e informal) tais como, a escola e as instalações educativas, na medida em que o aluno é um aprendiz e o professor desempenha um papel periférico.

Mary Faria.
Sara Monteiro.

Referências: Fino, C. N. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Actas do III Colóquio DCE-UMa. Funchal: Universidade da Madeira.

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