segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Comentário ao Podcast

Neste Podcast está claro o interesse das crianças pelo computador, bem como a perspectiva que o professor tem da utilização do computador como ferramenta de ensino e não de aprendizagem.
Fazendo uma analogia entre o vídeo e dificuldades encontradas na introdução do computador nas escolas, é evidente nestes desenhos animados o interesse das crianças quando a Joana muito entusiasmada vai convidar a Luísa para ver o coelho que está no pátio da escola e a Luísa revela mais interesse em trabalhar com o Magalhães. Tal facto revela que os computadores são sem dúvida um instrumento muito aliciante e de interesse para os alunos, sendo assim uma óptima forma das crianças procurarem e explorarem os seus conhecimentos, sem tornar a aprendizagem um processo doloroso e pouco atento às necessidades destas. Esta ferramenta, além de ser encarada pela turma do vídeo como aliciante quando pedem com muito entusiasmo à professora para trabalharem nos Magalhães é, igualmente, notório que pode contribuir para a aprendizagem, sendo isso revelado logo no início quando a Luísa responde à Joana que no computador podem “fazer tudo”.
Por sua vez a professora demonstra a falta de vontade e de à vontade para utilizar o computador na sala de aula, dizendo que: “não sei o que podemos fazer no Magalhães”, acrescentando a postura da professora em utilizar as novas tecnologias para aperfeiçoar a sua forma de ensino quando refere: “Mas eu não sei ensinar-vos a fazer contas no computador”, desvalorizando, assim, esta ferramenta, visto que, se não serve para ensinar, então serve apenas para brincar, deixando-os a jogar até ao intervalo mas salientando que depois vão ao “trabalho”.
Concluindo, existe de facto alguns entraves por parte dos professores em utilizar os computadores na sala de aula como instrumento de aprendizagem, porque não vêem de que forma os alunos poderão aprender sem haver alguma desestabilização na aula. É igualmente evidente que os professores não sabem lidar com estas questões e preferem desvalorizar este instrumento de trabalho quando este não serve para transmitir conhecimentos, esquecendo-se que a escola, a educação e os professores enquanto agentes da acção educação educativa deverão preparar as crianças/jovens para as exigências da sociedade. Exigências essas que se apresentam a todos de forma imprevisível e com processos de mudança intensos, assim o ensino tradicional não satisfaz as necessidades desta sociedade, mas sim procura-se a preparação de crianças/jovens com iniciativa, com capacidade de adaptação e com vontade de explorar e formar o seu próprios conhecimento, neste sentido computador será uma ferramenta que permite o desenvolvimento destas competências.


Mariana Atanázio n.º 2036909
Noémi Freitas n.º 2009609

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