segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diferentes usos do Computador - Valente 2000

Diferentes usos do computador – José Armando Valente

Para a inserção do computador na educação há a necessidade de quatro componentes indispensáveis, sendo eles: o computador, o software educativo, o professor com capacidade para usar o computador como ferramenta educacional e claro o aluno. Estes quatro elementos são todos importantes e estão todos interligados, mesmo o software educativo, pois sem ele, o computador não pode servir como ferramenta de ensino na educação.
No campo abrangente da educação o computador tem vindo a ser utilizado para ensinar sobre computação como para ensinar qualquer outro assunto. Em relação ao ensino da computação o computador é usado como objecto de estudo, isto é, o aluno usa o computador para obter informações sobre o mesmo, como por exemplo, sobre o seu funcionamento, sobre programação e implicações sociais do computador na sociedade, mas torna-se insuficiente, visto que os alunos nas escolas trabalham a dois num computador apenas uma hora por semana, o que não deixa margem para delinear o grau de profundidade do conhecimento que o aluno deve ter, ou seja, até que ponto o aluno deve conhecer e saber sobre computadores e programação.
A bem dizer, o que se faz é simplesmente tornar o aluno consciente da existência da informática, o que torna o uso do computador “apagado”, isto é, defende-se e fundamenta-se uma ideia que afinal não é posta em prática.
O objectivo da informática na educação não é esse, mas sim que o aluno através do computador possa pesquisar e aprender conceitos sobre qualquer assunto. E para aprender através do computador o aluno deve experimentar e explorar vários softwares, desde programas de exercício e prática, jogos educacionais, simulação, entre muitos outros usos que o computador tem e que contribui para uma boa aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do aluno.

Programas de Exercício e Prática

Os programas de exercício e prática são utilizados para fazer revisões do que foi dado na aula e implicam resposta frequente do aluno, proporcionam “feedback” imediato, exploram as características gráficas e sonoras do computador e normalmente são apresentados em forma de jogos, sendo esta uma forma de cativar o interesse dos alunos.
Este tipo de programa é vantajoso, devido ao facto do professor ter à sua disponibilidade uma imensa variedade de exercícios com perguntas e respostas que o aluno pode resolver consoante a sua capacidade e interesse, mas que não é suficiente para o professor poder avaliar a forma como os assuntos estão a ser assimilados devido a questões de software.

Jogos Educacionais

A essência da utilização dos jogos educacionais para aprender é a exploração, ao contrário de um ensino directamente dirigido e explícito. Os mentores desta filosofia de ensino defendem a ideia de que a criança aprende melhor quando ela é livre de explorar e descobrir relações por ela mesma em vez de ser “rigorosamente” ensinada, ou seja, a criança aprende “brincando”, pois é a maneira mais divertida de o fazer.
A nível de software existem inúmeros jogos educacionais que permitem às crianças aprenderem e assimilarem uma série de conceitos sobre várias áreas.

Simulação

A simulação diz respeito à criação de modelos dinâmicos e simplificados do mundo real que permitem a exploração de situações fictícias, de situações com risco, de experiências que são muito caras ou que demoram muito tempo a se processarem, dando assim à criança a possibilidade de ter a noção do que aconteceria na realidade se fizesse aquilo.
A simulação é vantajosa porque permite ao aluno desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados e aprofundar os conceitos, tudo como se fosse em realidade.


Carina Rodrigues
Lorene Rodrigues
Rui Rodrigues

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