segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação)

A Inovação pedagógica envolve sempre um posicionamento crítico, explícito ou implícito, face às práticas pedagógicas tradicionais. Segundo a perspectiva de Khun, a inovação pedagógica pressupõe um salto, uma descontinuidade relativamente ao velho e omnipresente paradigma fabril, ou seja, promover contextos de aprendizagens como alternativa à insistência nos contextos de ensino. Papert refere que um professor construcionista pretende provocar um máximo de aprendizagem com um mínimo de ensino. Isto pressupõe a criação de contexto “ricos em nutrientes cognitivos” em que o aluno possui autonomia e o professor assume um papel secundário, servindo de assistente, recurso, guia, agente metacognitivo, muito mais do que de transmissor. A inovação pedagógica como ruptura das culturas escolares tradicionais e abertura para a emergência de culturas diferentes, que envolve mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas. Por isso, implica reflexão, criatividade e sentido crítico. Contudo, a inovação envolve sempre o risco de esbarrar contra o currículo.
Actualmente, a escola deixou de ser o “locus” da informação, pois esta é tão vasta e de tão fácil acesso que até há quem opine que nem é necessário ir à escola para ter acesso ao conhecimento. O mundo agora é o centro da informação e nas nossas interações sociais que se constroem na vida que, segundo Lave & Wanger (1991) consideram “… como fenómeno primário e gerador, do qual a aprendizagem é um fenómeno secundário…”. A escola tem um tipo de relacionamento top down do professor para os alunos, incluindo algum retorno por parte dos alunos quando lhes é pedido e interacção horizontal, onde esta é feita em pares e é desencorajada e punida.
Mas se na escola as interações forem estimuladas e valorizadas, estas podem constituir um campo de inovação pois “… as práticas pedagógicas ocorrem onde se reúnem pessoas, das quais algumas têm o propósito de aprender alguma coisa e, outras, o propósito de facilitar ou mediar nessa aprendizagem. Ou quando todas têm o mesmíssimo propósito de aprender alguma coisa em conjunto.” (Fino, 2001).

Ana Mónica Serrão Gonçalves Nº 2049909
Cláudia Ferreirinha Gonçalves Nº 2029809

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