segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Inovação Pedagógica: significado e campo

Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação) de
Carlos Nogueira Fino, DCE-Uma

Resumo:
Para que exista inovação pedagógica é necessário ter em conta as mudanças que envolvem um posicionamento crítico face à pedagogia tradicional. Esta inovação implica uma descontinuidade face ao paradigma fabril, e este acontece num determinado local onde professores e alunos apresentam-se como agentes de mudança.
Para seymour papert, um professor construcionista tenta estimular um máximo de aprendizagens com um mínimo de ensino, ou seja, o professor apresenta-se mais do que um transmissor, ele guia e assiste o aluno, fazendo com que este se desenvolva autonomamente.
Deste modo, a inovação é entendida quando a prática é observada de forma participada. Esta observação participada implica por sua vez compreensão, reflexão, criatividade e senso crítico. No entanto, é de referir que inovação pedagógica não é sinónimo de inovação tecnológica.
Em termos do campo da inovação, com o evoluir da tecnologia, a escola ao longo dos tempos deixou de ser o locus da informação, pois a informação existente é muito diversificada, e como o autor refere, “nem cabe em nenhuma biblioteca”. E com as novas tecnologias, deixa de ser necessário ter de sair de casa para ter acesso à informação.
A escola poderá ser substituída em campo para a inovação, para tal tem de existir movimentos que substituem os velhos hábitos, e será necessário existir pessoas tanto para aprender como para facilitar a aprendizagem.
O campo da inovação poderá ser considerando como um espaço facilitador da interacção social, tanto a nível formal como a nível informal. Desta forma os ambientes informais produzem respostas para solucionar problemas de ambientes formais.
                       
Referências:
Fino, C. N. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Actas do III Colóquio DCE-UMa. Funchal: Universidade da Madeira.


Carla Romão, nº 2039508
Fátima Andrade, nº 2050009

Sem comentários:

Enviar um comentário