segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação)" - Resumo

Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação)

A inovação pedagógica envolve um posicionamento crítico, explícito ou implícito que necessita de mudanças no que diz respeito às práticas pedagógicas tradicionais. Essas mudanças são suportadas por factores, embora não sejam deles que carece a inovação.
A inovação pedagógica é alvo de uma ruptura do paradigma fabril que sucede no espaço, físico ou virtual, onde estão presentes agentes de mudança e consiste na formação de contextos de aprendizagem como alternativa à falta de contextos de ensino. Assim, os professores têm o costume de incutir “ (…) um máximo de aprendizagem com um mínimo de ensino (…) ”, desta forma o aprendiz tende a desenvolver uma maior autonomia, em prol do papel do professor ser mais periférico, servindo apenas como assistente, guia ou agente metacognitivo. E como exemplo desta prática temos o “processo de Bolonha”.
No caso de ponderarmos as culturas escolares tradicionais, a inovação pedagógica apresenta-se como ruptura de natureza cultural, na medida em que não tem uma definição consensual, invalidando assim tradições/rotinas escolares. As práticas pedagógicas estão envolvidas na inovação, de modo a alcançar uma melhor qualidade das mesmas. A inovação não deve ser procurada nas reformas do ensino mas sim, nas reformas e nas alterações do ensino. Assim sendo, a inovação pedagógica não consiste na formação de professores, mas sim num processo individual e local que envolve reflexão, criatividade e sentido crítico e autocrítico, colidindo por vezes com o currículo.
No presente, a quantidade de informação existente é imensa, não conseguindo ser armazenada na mente de nenhum professor nem em bibliotecas, levando a escola a deixar de ser o local de informação. Com o desenvolvimento tecnológico o local de informação é incerto, podendo ser nas nossas casas, no mundo ou até na nossa vida, havendo uma interacção social como projecto de adaptação. A escola pode construir-se para a inovação se forem alteradas as velhas práticas por outras tendo essas práticas o objectivo de dar a aprender e aprender nova informação. Assim, o campo de informação pode ser caracterizado como o espaço de interacção social, tendo em conta ambientes formais e informais.

Fino, C.N. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e campo (de investigação). In Actas do III Colóquio DCE-Uma. Funchal: Universidade da Madeira.

Joana Freitas, nº 2028609
Vanessa Costa, nº 2049409

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