segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AS TIC ABRINDO CAMINHO A UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são, nos nossos dias, um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem. Elas podem apoiar a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de capacidades específicas, tanto através de software educacional como de ferramentas de uso corrente. No entanto, o uso das TIC no contexto escolar com utilização educativa/pedagógica foi um processo longo.
No paradigma fabril, as escolas tinham uma estética relativamente idêntica às fábricas e situavam-se precisamente junto das mesmas. Eram escolas onde os funcionários poderiam estudar, após trabalharem. Ali se formavam pessoas tanto para a prática profissional como para o quotidiano.
No século XX, surge a Escola Nova, com novas metodologias de ensino e que veio reformular o ensino de forma mais produtiva. Queremos com isto dizer que o novo sistema de ensino veio trazer profundas transformações a nível educativo e pedagógico.
A evolução da educação, a introdução das novas tecnologias e novas metodologias, são fundamentais para uma educação completa e coerente, formando cidadãos para que possam viver em cidadania.

Elaborado por:
Ana Carina Rodrigues, nº 2043809,
Lorene Piloto Rodrigues, nº 2030709


Referências:
Sousa J.& Fino C. (2001) – As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional, in Revista Educação& Cultura Contemporânea, 5 (10), 11- 26 1º Semestre 2008. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá.

Sem comentários:

Enviar um comentário