segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira

Tendo por base a leitura deste texto de Carlos Fino, é importante salientar e destacar o papel dos computadores quando estes começaram a aparecer e a serem utilizados nas escolas. Na continuidade do que referimos anteriormente, podemos dizer que o uso do computador na sala de aula era canalizado no sentido de melhorar a forma como os professores ensinavam, e não no sentido de, através da dinâmica, melhorar a forma como os alunos aprendiam.
Para o uso do computador e das novas tecnologias ser assumido como uma componente de maior sucesso e evolução de um ensino com qualidade era necessário criar técnicas programadas para o seu manuseamento.
Na segunda metade dos anos sessenta, um senhor chamado Seymour Papert, criador da linguagem Logo, teve um papel essencial ao debater a importância dos computadores nas escolas. A sua perspectiva consiste na criação de “uma ferramenta que, entregue aos aprendizes, potencia as suas possibilidades de aprender, independentemente do professor e do próprio currículo” (Papert, 1980, p.2).
Concluindo, através da Linguagem Logo, tinha-se como objectivo que a criança fosse capaz de explorar as tecnologias e fosse também capaz de analisar as suas capacidades de aprender, visto que o uso dos computadores tem que ser visto também como uma ferramenta didática onde a criança pode aprender de uma forma mais lúdica e dinâmica, promovendo assim também o gosto, o interesse e o desejo de aprender.


Elaborado por:
Ana Carina Rodrigues, nº 2043809,
Lorene Piloto Rodrigues, nº 2030709


Referências:
Sousa J.& Fino C. (2001) – As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional, in Revista Educação& Cultura Contemporânea, 5 (10), 11- 26 1º Semestre 2008. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá.

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