segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Inovação pedagógica: significado e campo (de investigação) Carlos Nogueira Fino, DCE-Uma

A inovação pedagógica implica mudanças qualitativas na prática pedagógicas as quais envolvem uma posição crítica face às mesmas . Khun (1962) atribui à ruptura paradigmática, a descontinuidade que a inovação pedagógica traz. Esta descontinuidade é referente ao paradigma fabril, relativamente ao espaço físico ou virtual e implica mudança na ação de aprendizes e professores. Desta forma adquirem-se contextos de aprendizagem diferentes dos que são habituais nas escolas.
A abordagem dos contextos de aprendizagem coincide com o que diz Papert no livro no livro The Children’s Machine (1993) onde salienta que um professor construcionista promove inúmeras aprendizagens com o mínimo de ensino. Esta ideia é coerente com as ideias fundamentais que justificam o processo de Bolonha, onde toda a actividade é centrada no estudante em substituição da prática tradicional em que os procedimentos se centravam na actividade do professor. Uma das ideias-chave de Papert traduz-se no facto que o aprendiz ter uma grande autonomia enquanto o professor assume um papel secundário como guia, ou assistente. Assim, a inovação pedagógica é um processo de dentro, que implica reflexão, criatividade, sentido crítico e autocrítico.
Nesta sequência e aliando o papel da tecnológia a escola deixou de ser um local onde se adquire informação, uma vez que podemos ter acesso a esta a partir das nossas casas.
Se ocorrerem na escola movimentos que substituam as velhas práticas pedagógicas por outras, a escola pode constituir-se um campo para a inovação, considerado um espaço de interacção social.
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, instituiu uma linha de pesquisa em inovação pedagógica. A ideia implícita nesta pesquisa é compreender o significado de inovação. Esta investigação está associada a mestrados e doutoramentos na especialidade de inovação pedagógica.


Ligia sousa
Marco Ramos
Raquel Gouveia

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