A Inovação Pedagógica é um conceito complexo. Segundo FINO, a inovação pedagógica implica mudanças qualitativas pedagógicas e essas mudanças envolvem sempre um posicionamento crítico, explícito ou implícito face às práticas pedagógicas.
A inovação pedagógica consiste na criação de contextos de aprendizagem diferentes dos que são habituais e implica a reflexão, criatividade e sentido crítico e autocrítico. Porém, esta inovação pedagógica não deve ser procurada nas reformas do ensino, ou nas alterações curriculares ou programáticas, ainda que, possam facilitar ou mesmo sugerir, mudanças nas práticas pedagógicas. É importante, também, referir que numa época em que a ciência e a tecnologia são uma realidade crescente, isto não é sinónimo de inovação tecnológica.
Há muito tempo que a escola deixou de ser o recurso principal de acesso às fontes de informação, pois actualmente, até a partir das nossas casas temos acesso à informação que precisamos. Esta situação dever-se graças ao desenvolvimento da tecnologia que tem vindo a ser cada vez maior e mais abrangente ao longo destes anos.
O campo de investigação da inovação pedagógica pode ser considerado todos os ambientes de interacção social, englobando ambientes formais, como a escola, e informais.
Ana Carina Rodrigues, nº 2043809,
Lorene Piloto Rodrigues, nº 2030709
Referências:
Fino, C. N. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Actas do III Colóquio DCE-UMa. Funchal: Universidade da Madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário