segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Paula Alves & Tatiana Camacho

Inovação Pedagógica: Significado e campo (de investigação), Carlos Nogueira Fino
A inovação pedagógica é mudança de educação, ou seja, a inovação da pedagogia tradicional.
Para Khun, a inovação pedagógica implica uma descontinuidade na aprendizagem segundo o paradigma fabril.
Num novo paradigma, Toffler e Sacristãn referiam, nos anos 70 e 85, que os alunos e as suas aprendizagens passam a ser agentes de mudança pedagógica.
Papert, nos anos 90, afirma que os professores devem trabalhar de forma a que os alunos retenham o maior número de aprendizagens com o mínimo de instrução. Assim, o professor é mais um orientador do que um transmissor de conhecimento, tornando as aprendizagens dos alunos autónomas.
A inovação pedagógica não deve ser só inserida nas reformas do ensino,  nas alterações curriculares ou programáticas, mas também nas práticas.
Podemos ainda referir que, a inovação pedagógica, não se faz fora da escola, mas dentro dela; esta não se deve à formação dos professores, mas sim a uma hipótese individual ou local, que estimula as ideias ou movimentos da inovação pedagógica; entre outras situações.
A escola da actualidade terá que inovar, porque não satisfaz as necessidades sociais. Já não é, por exemplo, fonte de informação pois esta já não reside no estabelecimento educativo. Cada vez mais, temos informação a partir de casa, devido ao facto de haver um grande avanço tecnológico.
O campo de inovação ultrapassa as paredes da escola e valoriza a interacção social, que incluí os ambientes informais e formais.

Elaborado por: Paula Alves & Tatiana Camacho
Referências:
Fino, C. (2007). Inovação Pedagógica: Significado e campo (de investigação). In Actas do III colóquio DCE-Uma. Funchal: Universidade da Madeira.

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