segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Inovação pedagógica: significado e campo (de investigação) Carlos Nogueira Fino, DCE – UMa

III Colóquio DCE - UMa

Inovação pedagógica: significado e campo (de investigação)
Carlos Nogueira Fino, DCE – UMa

Resumo
A inovação pedagógica implica que se assumam mudanças nas práticas pedagógicas envolvendo uma posição crítica em relação às práticas pedagógicas tradicionais.
Num contexto de mudança é importante ter em conta que tanto professores como alunos sejam eles próprios agentes dessa mesma mudança. Assim fala-se em contextos de aprendizagem que vão contrastar com os tradicionais contextos de ensino.
Um contexto de aprendizagem irá implicar a figura de um professor construcionista que irá aliar o máximo de aprendizagem com o mínimo de ensino.
Isto vai de encontro a metodologia aplicada através do processo de Bolonha onde toda a actividade é centrada no estudante ao invés do professor que no ensino tradicional assume um papel único de transmissor de informação.
È necessário que se tenha em conta que a inovação pedagógica implica reflexão, criatividade, onde se revela sempre uma opção individual de cada professor.
É ainda fundamental que se perceba que actualmente a escola não se revela o local da informação, sendo que esta pode ser obtida através de casa, devido ao desenvolvimento tecnológico actual.
No entanto a escola pode constituir um campo de inovação sendo que as práticas pedagógicas ocorrem onde se reúnem pessoas que tenham o sentido de aprender ou mediar uma aprendizagem.
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE – UMa) rege-se por uma linha de pesquisa em inovação pedagógica que pretende focar a atenção dos investigadores no sentido de compreender o que será inovação pedagógica. Esta linha de investigação está aliada aos doutoramentos e mestrados na especialidade de inovação pedagógica.
A investigação pode ser orientada por linhas bem definidas, mas estas não devem delimitar o campo permitindo que se coloquem desafios à linha de pesquisa e à definição de inovação pedagógica.
Carla Silva, n.º 2060609
Marisa Silva, n.º 2086409
Telma Vasconcelos, n.º 2016708

Sem comentários:

Enviar um comentário