segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comentário ao podcast: “As TIC na Educação Básica”, de Otília Silva

As tecnologias na educação são um assunto em constante evolução, deste modo, o papel da escola é acompanhar a situação e potencializar as aprendizagens dos alunos. Por outro lado, o professor deverá actuar como mero mediador, motivando os seus alunos para uma aprendizagem significativa e estimulante.
As tecnologias na educação devem ser utilizadas como uma importante ferramenta, pois facilita a aquisição de novos conteúdos através de actividades criativas e que poderão desenvolver as diferentes áreas do currículo.
As TIC desde cedo têm uma função crucial no desenvolvimento cognitivo, social, cultural e emocional das crianças. Sendo assim, ao educador compete por ao dispor estas ferramentas, promovendo o desenvolvimento de diversas áreas a nível criativo, comunicativo e cooperação. No final do primeiro ciclo, as crianças devem adquirir certas competências, que lhes permitam produzir e modificar textos e imagens, comunicar, pesquisar e utilizar de vários softwares.
Portanto, é fulcral que os professores aprendam a dominar as novas tecnologias, de modo a poder utilizá-las como ferramenta pedagógica.

Paula Teixeira, nº 2014509
Tânia Garcês, nº 2032709

Para aceder ao podcst consulte: http://soundcloud.com/otilia-silva-1

Sem comentários:

Enviar um comentário