segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AS TIC ABRINDO CAMINHO A UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL

Ao longo dos tempos, o paradigma educacional tem evoluído consoante as necessidades da sociedade na época em que se insere, reorganizando o pensamento do Homem consoante as ideologias.
Com o impacto do novo pensamento associado à Revolução Industrial, onde o ensino de massas veio trazer uma maior produtividade e uma pacificação social, a escola submeteu-se também a este pensamento. O sujeito estava submetido a um trabalho repetitivo onde não lhe era permitido questionar o seu método de trabalho e que deveria produzir riqueza dentro de um determinado espaço de tempo. Ao mesmo nível da hierarquização do trabalho fabril, a escola, simultaneamente, também se baseou nesta mesma hierarquia, isto é, um sistema rígido, caracterizado por uma falta de individualismo, uma estratificação de classes, um papel autoritário por parte do docente visto ser mais fácil para os seus aprendizes a entrada para o mundo do trabalho.
Perante o impacto da II Guerra Mundial, as sociedades começaram a questionar o desenvolvimento da tecnologia e como esta poderia contribuir/influenciar numa mudança de visão do mundo. Em exemplo disso foi o lançamento da primeira nave espacial Sputnik, onde os Soviéticos lideraram a evolução tecnológica. Este aspecto abalou os pensadores americanos que começaram a questionar a qualidade e gestão do ensino. Por isso, começaram a elaborar objectivos, posteriormente seleccionar os conteúdos, organizar actividades e realizar a avaliação destas etapas. Todo este processo abriu portas para uma nova consciencialização por parte dos intervenientes no processo educativo, reformulando os objectivos pedagógicos.
Devido à influência e efeitos da tecnologia no passado, a introdução das TIC na educação não recebeu as melhores referências devido à sua inadequada utilização no acto de ensinar.
Ao mesmo tempo que alguns pensadores não viam com os melhores olhos para a utilização da tecnologia no acto de ensinar, sobressaía uma figura importante no revirar deste cepticismo: Seymour Papert. Papert criou a linguagem LOGO, que se caracterizava como uma ferramenta potencializadora do desenvolvimento da aprendizagem do aluno e que mudava o paradigma educacional para um paradigma instrucionista, de modo a responder às necessidades de uma nova sociedade.
Devido a uma crise de desenvolvimento económico e social que ainda prevalecia da sociedade industrial, verificou-se uma falta de qualidade, desinvestimento, desmotivação e a redução dos docentes. Estes aspectos abalaram com a nova organização social e económica onde prevalecia a informação e o conhecimento que fez com que as novas ideologias educacionais não fossem apoiadas na sua totalidade. O modo como a escola esta organizada não respondia às necessidades da procura de mais conhecimento que existia fora desta instituição e não dava a autonomia suficiente aos jovens, limitando-os a nível cognitivo, permitindo-os, assim, transformarem-se interiormente, pois, segundo Papert, as crianças nascem com o dom inato de aprender e a escola serve para desenvolver essa aptidão. Dando continuidade à ideologia de Papert, o professor deve proporcionar objectos educativos essenciais para que o aluno consiga construir o seu próprio conhecimento em estreita relação com os que estão à sua volta, formulando e testando a veracidade das suas aprendizagens. Dentro desta perspectiva, Vygotsky realça também o papel do docente em que este deve participar, directa ou indirectamente, na construção do conhecimento do seu aprendizado, de modo a que este consiga alcançar um maior patamar de conhecimento.
A tecnologia veio abrir novas portas aos processos educativos na medida em que forneceu novas formas de encarar a massificação do ensino para que este não seja sistemático e rígido, mas que seja um processo contínuo e aberto, “…propondo alternativas viáveis à sincronização, à concentração, à homogeneização e à massificação” (Fino & Sousa, 2001, 11).

Ana Mónica Serrão Gonçalves Nº 2049909
Cláudia Ferreirinha Gonçalves Nº 2029809

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