segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira

O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira



Será incorporação de tecnologia sinónimo de inovação pedagógica?



O facto de introduzir computadores e internet nas escolas significará que estará a ocorrer uma mudança nas mesmas?

Ao recuarmos no tempo até aos finais dos anos sessenta, verificou-se uma forma de instrução popularmente designada por “ensino assistido por computador”, onde a utilização do computador aliou-se ao melhoramento da eficácia do ensino. No entanto é necessário que se tenha em atenção os papéis que alunos e professores representam enquanto actores no acto de aprender e ensinar.

Assim, a tecnologia será muito útil e benéfica se usada para além destes papéis em que o professor transmite e o aluno é receptor desses conhecimentos.

Seymour Papert é um nome ligado á criação da linguagem Logo, que se assumiu como um projecto pedagógico de utilização dos computadores contrastando com a tradição dos papéis que se atribuem a alunos e professores. Seria assim uma ferramenta eficaz, que prestaria auxílio aos professores na capacidade de ensinar e que potenciaria novas possibilidades na forma de aprender.

Assim a tecnologia permanecia aliada à mudança na forma de ensinar, abrindo novos rumos para uma nova sociedade marcada principalmente pela mudança, sendo que a escola se manifesta um local pouco capaz de preparar os seus alunos para o futuro.





    A exterioridade, em relação à tecnologia, dos factores críticos que determinam a inovação.

 É sentido que a tecnologia por si só não constitui sinónimo de inovação pedagógica, sendo que esta se fará consoante a forma com que o professor a utilizará.

A questão mais importante acaba por se revelar quando a tecnologia permite que se criem ambientes inovadores, onde a imaginação supere todas as barreiras que se possam criar com as raízes mais tradicionais.

O computador irá permitir que se possa moldar e mudar o ambiente da aprendizagem criando condições mais favoráveis ao sucesso dos alunos.

O mais importante é que se perceba que a forma como se vão utilizar os recursos informáticos, vão determinar o seu sucesso como aliado na construção da aprendizagem.



                        O caso da Universidade da Madeira

Na Universidade da Madeira sente-se a preocupação em habilitar os educadores e  professores para que possam compreender e utilizar as novas tecnologias no exercício futuro das suas profissões.

Pretende-se assim que os alunos da universidade tenham mentes abertas e que sejam capazes de utilizar a tecnologia, criando ambientes que sejam favoráveis às crianças com quem irão trabalhar.







                                                                                 

Referências bibliográficas



FINO, C. N.(2001). Um novo paradigma (para a escola): precisa-se. Funchal: FORUMa – Jornal do Grupo de Estudos Clássicos da Universidade da Madeira, 1,2.

 Trabalho realizado por: Carla Silva nº 2060609
                                       Marisa Silva nº2086409
                    

Sem comentários:

Enviar um comentário