segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Comentário: As TIC Abrindo Caminho a um Novo Paradigma Educacional

Na história da humanidade tem-se assistido a várias evoluções em todos os aspectos. Estas evoluções foram possíveis devido às rupturas que permitiram a queda de determinados sistemas de pensamento ou mesmo paradigmas estabelecidos.
A educação não ficou alheia às mudanças. A escola fabril surge como um primeiro conceito de escola de massas, atendendo às necessidades à sociedade vigente da época, foi necessário criar um modelo que servisse a nova ordem industrial emergente. Este modelo deu atenção ao tipo de homem capaz de se integrar no mundo fabril, onde era ensinado o essencial à produção dentro de um regime semelhante ao do funcionamento de uma fábrica: “como a campainha, a sincronização, a concentração num edifício fechado, as classes e a separação por idades, as classes sociais” (Sousa e Fino, 2001).
            Este modelo esteve vigente durante muito tempo, no entanto após a IIGM e com esta a mudança de pensamentos e reflexão sobre o sistema de ensino. O sucesso da URSS no lançamento do Sputnik criou uma tomada de consciência por parte dos EUA que levou a uma profunda reflexão acerca do ensino de forma a poder-se, mais uma vez, responder ao contexto social e político da época. Neste sentido, começou-se a valorizar algumas áreas científicas (Matemática e Ciências) e a dar mais importância a “uma gestão científica do ensino (Rationale Tyler)” patente numa “pedagogia por objectivos”, ainda presente nos dias de hoje. No entanto, não se verificou grandes alterações no sistema de ensino, à excepção de um maior cuidado na formação dos professores nas áreas da Matemáticas e das Ciências.
            A introdução das tecnologias deu-se nas décadas posteriores com a máquina do S. Pressey e do B. F. Skinner, ambas dirigidas como suporte de apoio ao professor e na melhoria da sua eficácia de ensinar.
            Papert nos anos 80, surgiu com uma nova visão daquela que devia ser o modo mais correcto de introduzir as tecnologias no ensino-aprendizagem com o projecto pedagógico Logo que deveria substituir Ensino Assistido por Computador, passando a romper com o modelo tradicional e colocar o aluno o agente da acção da sua aprendizagem, e o professor como mediador da sua aprendizagem. “Papert implicitamente propunha (…) uma mudança do paradigma educacional, velho de quase dois séculos, para um novo paradigma construcionista, como meio de responder ao desafio colocado à escola por uma sociedade em profunda e acelerada mudança”.
            Este modelo é aquele que mais se adapta às exigências vigentes nos nossos dias. A escola enquanto formadora de indivíduos, não consegue por si só com um sistema tradicional acompanhar as exigências sociais em constante mudança bem como todas as evoluções diversificadas em várias vertentes. Sendo assim, a escola deverá desenvolver alunos autónomos, curiosos e flexíveis para que possam se adaptar às mudanças frenéticas da sociedade em que está inserido.
            Neste sentido e visto que o paradigma fabril já não se adequa à sociedade actual, é necessário a introdução de um novo modelo educativo com vista à resposta das necessidades actuais e respeitar os ritmos e contextos dos alunos. Aqui, as TIC podem ser um veiculo inovador e adequado ao novo perfil para o ensino-aprendizagem.
            Mariana Atanázio 2036909
Noémi Freitas 2009609

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