segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira

Tendo em conta o documento “O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira”, escrito por Carlos Nogueira Fino.
É pertinente afirmar que no princípio do aparecimento dos computadores, o seu uso dentro da sala de aula não era eficaz, visto que, esta ferramenta era utilizada apenas para melhorar a eficácia do acto de ensinar.
Por outro lado também não devemos introduzir o computador na escola nem utiliza-lo como ferramenta de ensino se não houver estratégias programadas para o seu manuseamento.
Posto isto, Papert tem um papel fundamental ao focar a importância do uso dos computadores nas escolas como sendo; “uma ferramenta que, entregue aos aprendizes, potencia as suas possibilidades de aprender, independentemente do professor e do próprio currículo” (Papert, 1980, p.2).
Assim sendo, com a Linguagem Logo, pretendia -se que a criança fosse capaz de explorar as tecnologias e de analisar as suas próprias capacidades de aprendizagem, isto porque a utilização dos computadores tem que ser vista também como uma forma didáctica onde a criança pode aprender a “brincar”.

Mary Faria
Sara Monteiro

Referências: Fino, C.N (2001) O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira.

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