segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Comentário do texto: O Lugar das Tecnologias na Formação Inicial de Professores: o caso da Universidade da Madeira.

Ao longo dos tempos as tecnologias têm contribuído para melhorar as condições de vida do homem e inclusive mudando padrões de vida.
            A escola, por sua vez, não ficou alheia a esta tendência e como tal também introduziu os computadores dentro do seu espaço de acção. No entanto, inicialmente a utilização pedagógica dos computadores estava direccionada para a vertente de ensino, sendo então considerado um “ensino assistido por computador” (Fino, 2001), destinada a servir o professor para melhorar a eficácia de ensinar, mantendo-se assim, o modelo tradicional de professor-transmissor e aluno-receptor.
            Apesar de se ter introduzido as novas tecnologias, poderá ter-se caído no erro de considerar que este seria um ponto de partida ou “sinónimo de inovação pedagógica” (Fino, 2001). Contudo, embora o uso dos computadores permitirem uma maior flexibilidade, um maior contacto com o mundo actual e de tornar um ensino mais apelativo, há que olhar para o computador como um suporte de apoio para a criação de contextos de ensino-aprendizagem. Contextos onde o aluno tenha à sua disposição um ambiente que lhe proporcione liberdade para a construção do seu próprio conhecimento dentro e fora do ensino formal, passado de sujeito passivo a sujeito activo na sua aprendizagem, numa perspectiva construtivista. Seguindo esta ordem de ideias, pretende-se mudar o padrão educacional numa perspectiva de inovação pedagógica.
            Os computadores não são por si só, sinónimos de inovação pedagógica, mas sim um veículo catalisador que além de permitir a procura do próprio conhecimento, permite ainda uma aprendizagem que respeita os ritmos e contextos dos alunos. Sendo necessário, ter sempre em consideração que embora as tecnologias sejam vantajosas, o caminho para a inovação pedagógica reside na mudança do paradigma actual.

Mariana Atanázio 2036909

Noémi Freitas 2009609

Sem comentários:

Enviar um comentário