segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O lugar das tecnologias na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira Carlos Nogueira Fino

     O autor aborda a temática da tecnologia na educação e a sua inovação pedagógica. Para isto faz uma comparação com as viagens, acompanhando a evolução tecnológica dos meios de transporte. Concluiu-se que esta evolução veio favorecer as ligações, ou seja não distância mantém-se a mesma, mas a segurança dos passageiros aumentou e o tempo das ligações diminuiu.
     Autor depois faz uma perspectiva das tecnologias usadas nas escolas, e em que contribuíram para a sua inovação. No entanto, critica o facto de os computadores nas escolas serem apenas como refere “tentativas de utilização de modo a melhorar a eficácia do acto de ensinar”.
Segundo, Carlos Fino para que a tecnologia seja importante no ensino e necessário que seja vista muito mais que além da mera rapidez com que transmite informações na ajuda do tradicional papel de professor como transmissor e o aluno como um mero receptor.
      Faz alusão a importância da linguagem “Logo” desenvolvida por Seymour Paper era totalmente voltada para a educação. Esta linguagem Logo, consistia numa linguagem de computador em de pretendia dar à criança uma liberdade de programar a máquina em vez do contrário. Já na década de 60 defendia-se que deveria existir um computador por criança na sala de aula, e infelizmente só actualmente é possível encontrar esta situação. Paper com esta ferramenta entregue aos aprendizes pretendia potencializar a aprendizagem dos mesmos.
Menciona ainda a importância de passar de um paradigma instrucionista para um paradigma construcionista. Enquanto o instrucionista limita-se na instrução tirando a possibilidade de um aluno poder criar e de pensar, o paradigma construcionista e precisamente o oposto, responde às necessidades da por alunos muito mais preparados para uma sociedade cada vez mais exigente.
     Em relação a Universidade da Madeira, esta foi pioneira na integração do estudo das TIC na educação, tendo assim inserido nos planos das licenciaturas em Educação de Infância e Ensino Básico a unidade curricular de Tecnologia e Inovação na Educação. Com vários objectivos de grande relevância, como por exemplo a exploração de novas tecnologias na escola pode contribuir para inovação da aprendizagem; a utilização da Internet como um meio de pesquisas informativas, com inúmeras alternativas.
     Em suma, este documento aborda a temática do uso do computador e suas novas tecnologias na sala de aula, como uma ferramenta pedagogia. No entanto não podemos deixar de referir que so por si o uso do computador na sala de aula não contribui para uma inovação na educação é preciso saber usá-lo como forma de aprendizagem, para que o ensino seja construtivista e não apenas instrucionista.


Referências Bibliográficas
Sousa, J. & Fino, C.(2001).As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional, in Revista Educação  & Cultura Contemporânea, 5(10), 11-26 1ºSemestre 2008.Rio Janeiro: Universidade Estácio de Sá.





Ligia Sousa
Raquel Gouveia
Marco Ramos

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