segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O LUGAR DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O CASO DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA

De facto, a tecnologia teve um grande impacto na sociedade pois contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos a partir do século XX, facilitando o seu quotidiano.

Tendo em conta o impacto da tecnologia na educação, podemos salientar dois aspectos: a utilização pedagógica dos computadores e a tecnologia como inovação. No que se refere à utilização pedagógica dos computadores, inicialmente o computador era utilizado como ferramenta de ensino por parte do docente, tornando o seu papel de transmissor mais rápido e eficaz. Por outro lado, o aluno acabava por assumir um papel passivo de receptor, isto é, o aluno interioriza as concepções transmitidas pelo docente, limitando a sua autonomia sendo fundamental no aluno para descobrir outras formas de aprendizagem e de pensamento.

Para preencher estas lacunas no ensino houve a necessidade de encarar a tecnologia como meio de construção e não meramente como um instrumento de reprodução de ensino. Uma personalidade que veio introduzir novas concepções educacionais foi Seymour Papert que criou a linguagem LOGO, que visa na utilização pedagógica dos computadores em ruptura com os papéis assumidos pelo professor e aluno, criando uma ferramenta de ensino que fomenta a autonomia do aluno, libertando-o do currículo fechado. Deste modo, Papert desenvolve um outro paradigma designado paradigma construtivista, que prepara os alunos para uma sociedade em mudança, que encontrava na escola um pequeno obstáculo para a aquisição de novas aptidões. É a partir deste pensamento que se começa a olhar para a tecnologia como modo de inovação.

Contudo, a tecnologia não é, por si só, um sinónimo de inovação. É necessário dar uma boa utilidade e adequá-la ao contexto porque não existe limite à inovação nem à imaginação, contribuindo para o rompimento de barreiras que possam obstruir a autonomia quer do professor quer do aluno.

Ana Mónica Serrão Gonçalves Nº 2049909
Cláudia Ferreirinha Gonçalves Nº 2029809

Sem comentários:

Enviar um comentário