segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As TIC Abrindo a um novo Paradigma Educacional

O texto “As TIC Abrindo a um novo Paradigma Educacional”, escrito por Jesus Maria Sousa e Carlos Nogueira Fino, chama a atenção para os padrões educacionais, uma vez que, o conceito de educação sofrera algumas transformações no decorrer dos tempos.
Assim, o conceito de paradigma fabril tem por analogia a visão da escola como uma fábrica.
Como a mulher também necessita de trabalhar é preciso um local onde os filhos possam ficar enquanto estas trabalham. E é neste ambiente que surge a “Escola Fabril”, que tinha como finalidade instruir os alunos para que estes fossem apenas eficazes como as máquinas, podendo comparar o acto de aprender à fábrica porque o objectivo dos professores era apenas instruir para o trabalho, formando um novo tipo de homem adaptado à exigência do novo modelo de produção. Assim sendo, os estudantes seriam vistos como matéria-prima, destinados a serem processados por professores (operários) numa escola central (fábrica).
Segundo o nosso ponto de vista, não devemos castrar o pensamento nem impor as regras e é nesta sequência que o aparecimento das novas tecnologias é essencial, na medida em que deve ser o professor a dar as ferramentas aos alunos para que estes possam usá-la como ferramenta de construção.
Aliás não podemos esquecer que é importante o aluno (aprendiz) demonstrar o que é capaz de fazer só e o que será capaz de fazer com a ajuda de um professor, a isto chama-se Paradigma Construcionista.
Mary Faria
Sara Monteiro

Referências: Sousa, J. & Fino, C. (2001) in As TIC Abrindo a um novo Paradigma Educacional, in Revista Educação & cultua contemporânea, 5 8109, 11-26 1\ semestre 2008. Rio de Janeiro.

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